A Fornecedora e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

VIBRADOR DE CONCRETO - DICAS

Recomendações para o uso de vibradores de concreto:

A vibração do concreto, em qualquer sistema, é a conjugação de diversos fatores, tais como habilidade do operador, características da mistura, dimensionamento das fôrmas, planejamento das inserções, condições ambientais etc. Não é fácil definir as “especificações para a vibração do concreto”, já que esta atividade tem características de “arte”. Entretanto, algumas recomendações podem otimizar o trabalho.

* Ações positivas durante a vibração Inicialmente, é necessário garantir boa visibilidade do elemento a ser vibrado, recorrendo-se inclusive à iluminação artificial, se for o caso. É importante definir os planos de vibração junto com o engenheiro responsável pela obra ou o encarregado. Ao manejar o vibrador de imersão, é desejável que este penetre lentamente na massa de concreto, de preferência pela ação do próprio peso, até o fundo da camada que se deseja vibrar. Se a descarga do concreto for efetuada por camadas, deve-se inserir a agulha pelo menos 100 mm dentro da camada subjacente. O procedimento visa a melhor aderência entre as camadas e evita a ocorrência de juntas frias. Esta ação assegura também a mistura da eventual argamassa que ocorra na parte superior da camada inferior com a parte inferior da camada superior. O vibrador deverá ser mantido na posição durante o tempo necessário, o qual varia de 5 a 15 segundos para concretos com abatimentos de 75 mm a 25 mm. Considera-se 10 segundos, tempo suficiente para obter o adensamento da mistura. Após o tempo de vibração, deve-se retirar o vibrador lentamente, e verificar se o furo causado pela presença do vibrador na massa se fecha. No caso de permanecer ainda um pequeno vestígio, deve-se inserir o vibrador próximo ao furo até que a massa fique uniforme. Este fenômeno poderá ocorrer também na última inserção, quando então, ao ser retirado o vibrador, deve-se dar um movimento de vaivém no equipamento, corrigindo o problema.

* Ações que devem ser evitadas Na maioria das obras, os vibradores de agulhas são mal empregados. As observações indicam que 70% do tempo de operação dos vibradores são desperdiçados pelas seguintes razões: a) 15% por utilizá-los fora do concreto b) 35% por mau posicionamento dentro do concreto c) 20% por vibrar em concreto já adensado Estas situações permitem um aproveitamento de somente 30% do tempo de trabalho, o que nos orienta no sentido de otimizar a utilização dos vibradores quanto ao método de inserção, tempos e posicionamento.

 Adensamento do Concreto por Vibração Uma prática bastante utilizada - e que deve ser evitada - é empurrar o concreto com o vibrador. Isto poderá ocasionar segregação do concreto. Na descarga do concreto, deve-se evitar a formação de montes assim como a utilização do vibrador para removê-los, caso existam. O procedimento correto é vibrar o concreto no perímetro externo do monte e em seguida na direção do centro. Desta maneira, evita-se a segregação da mistura. Má utilização do vibrador Nunca se pode considerar como parte do processo de consolidação a energia gasta em nivelar os montes de concreto.

O tempo de vibração deve ser considerado a partir do momento em que o concreto é nivelado. Figura 7 – Utilização do vibrador para espalhar o concreto Tome-se cuidado para que o vibrador não entre em contato com as paredes das fôrmas, o que pode danificar o equipamento ou a própria fôrma. Recomenda-se manter a agulha a uma distancia de 75 mm a 100 mm da parede da fôrma.

Adensamento do Concreto por Vibração Outra prática a ser evitada é tocar as ferragens já concretadas com o vibrador. Este procedimento poderá gerar a perda de aderência entre a ferragem e o concreto. Entretanto, não há restrição em se tocar a armadura com o vibrador se o concreto estiver fresco. Ao contrário, este procedimento poderá resultar em melhor aderência entre o concreto e a ferragem.

* Outras considerações Para evitar o superaquecimento dos vibradores recomenda-se que não sejam acionados fora do concreto, pois a mistura atua como refrigerante do equipamento. O manuseio do equipamento deve seguir as recomendações do fabricante, especialmente no que se refere ao modo de segurar e movimentar. Não se deve nunca puxar o motor (quando elétrico) pelo mangote. Ao desligar o motor, este não deverá continuar vibrando. Se persistir, é sinal de que algo anormal está ocorrendo e poderá ocasionar sérios danos. Finalmente, após o término dos serviços, deve-se limpar totalmente o equipamento.

* Bateria de vibradores internos Quando os vibradores estão montados em um equipamento de fôrmas deslizantes é de fundamental importância o raio de ação, pois este define a velocidade de avanço da máquina, o traço do concreto, o tamanho dos agregados e o aditivo. O espaçamento dos vibradores deverá ser no máximo de duas vezes o raio de ação. Freqüentemente, recomenda-se a sobreposição dos raios de ação; entretanto, deve-se verificar a ação individual de cada vibrador para que seus efeitos não se sobreponham. Se os espaçamentos excederem a duas vezes o raio de ação, haverá a possibilidade de ocorrerem zonas de vazios no concreto. Entretanto, em qualquer dos casos, sempre haverá a possibilidade de que apareça, durante a vibração, uma região de baixa densidade entre dois vibradores.

Confira também:

Bobinas de corda para partida de motores - AFORNECEDORA

BOMBA SUBMERSÍVEL DE MANGOTE - OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E SEGURANÇA

Carburador Diafragma Honda GXR120 e GX100 com bulbo injetor

Carretel Universal Automático Roçadeiras Multimarcas

Compactador de Solo Wacker BS50-2 Plus